terça-feira, 9 de novembro de 2010

Conceituando currículo e sua integração com as tecnologias

O currículo consiste em uma relação organizada de conteúdos a serem trabalhados com o objetivo de alcançar determinados resultados com os alunos e após estudos feito demonstra que dois dos mais importantes temas do panorama educativo atual são as tecnologias e currículo, onde a integração entre os mesmos potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula, porém essas mudanças se concretizam quando compreendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados, bem como entendemos que “a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia”(COSTA,2005).
Muitas discussões tem sido feitas em relação ao currículo, buscando destacar que ele não é meramente uma listagem de conteúdos ou uma especificação em documento que apresenta todos os objetivos, disciplinas, conteúdos e temas a serem tratados na escola. Um currículo resulta de escolhas que devem levar em conta não apenas “o que” deve ser ensinado e “como” deve ser ensinado, mas principalmente “por que” este conhecimento deve ser ensinado.
O currículo precisa ser entendido como um processo de construção social atravessado por relações de poder “que fizeram e fazem com que o currículo inclua um tipo determinado de conhecimento e não outro”. E através das mídias ao currículo podemos dar vida aos conteúdos curriculares rompendo com o saber construído antes somente no espaço da sala de aula e expandindo-o a partir dos recursos tecnológicos para outros ambientes, possibilitando além disso situações de aprendizagem individuais e coletivos em tempos e espaços diferentes.

Um comentário:

  1. Pois é Célia, gostei da sua definição, é verdade que o currículo hoje não está limitado a apenas aos conteúdos prontos e acabados, mas sim uma ampla dimensão social de valores, procedimentos e atitudes.

    ResponderExcluir